7ª SEMANA TEOLÓGICA PE. JOSÉ COMBLIN, tem seu momento forte neste mês de Setembro:

- Jornadas Comunitárias em Rangel (domingo ,03), em Café do Vento (domingo, dia 17) e no Alto do Mateus (domingo, dia 24).

- Sessão de Encerramento: na Livraria Paulinas, sábado dia 30 de Setembro, com a presença e palestra de Dom Sebastião Armando Soares Gameleira.



PROGRAMAÇÃO

Dia 30 de setembro de 2017

Sessão de Encerramento com Roda de Diálogo “INSTITUIÇÃO E CARISMA, À LUZ DA TRADIÇÃO DE JESUS”

Hora: das 8h30 ás 12h00

Local: Auditório da Livraria Paulinas, João Pessoa PB.

Programação do dia:

8h30 – Momento de espiritualidade (Rede Celebra)

8h50 – Apresentação e Memória da Semana Teológica Pe. José Comblin – Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira (Biblista e Historiador)

9h00 – Roda de diálogo com a participação e palestra de Dom Sebastião Armando Gameleira Soares (Bispo emérito da Igreja Anglicana) - Moderador Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira

11h00 – Debate (Blocos de três perguntas)

12h00 Encaminhamentos / Encerramento (Rede Celebra)
 

 

INSTITUIÇÃO E CARISMA, À LUZ DA TRADIÇÃO DE JESUS

"Este texto e as perguntas finais podem servir como introdução e motivação da 7a Semana Teológica Pe. José Comblin, a serem usadas nas Jornadas Comunitárias."
(equipe da Semana Teológica)

 

“Não foram vocês que Me escolheram, mas foi Eu quem

os escolhi, para que vocês vão e deêm fruto, e seu fruto

permaneça” (Jo. 15,16).

Ao longo da história do Povo de Deus, em especial do Cristianismo, tem sido uma constante o tencionamento entre, de um lado, a vocação ao exercício do Carisma e, por outro lado, a tendência ao engessamento do Carisma, pela via burocratizante das instituições, em particular, das Igrejas Cristãs. Ainda que não se trate de experiências necessariamente excludentes, Carisma e Instituição, raramente se tem alcançado entre os dois pólos uma desejável equilibração.

Com efeito, a vocação dos cristãos passa pelo assumir consciente e perseverante do seu carisma, à medida que, pelo Batismo e sobretudo pelo seguimento da Tradição de Jesus, somos chamados a assumir, no chão do dia-a-dia, a tríplice dimensão - cidadã (Profecia), pastoral (Pastoreio) e celebrativa (Sacerdócio). Ler mais ....