Considerada uma grande referência nacional e internacional nos estudos sobre teologia e feminismo, a filósofa e teóloga Ivone Gebara esteve no Recife, entre os dias 20 e 23 de março, para ministrar o curso de extensão “introdução à Filosofia Feminista”, na Faculdade Frassinette do Recife (Fafire).

 

Doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), Ivone Gebara deixou lotado o auditório térreo da Faculdade durante os quatro dias do curso.

Ivone debateu com as mulheres e homens presentes sobre os séculos de dominação masculina na filosofia e nas Religiões. A cada formulação, revelava-se, de um lado, a tradição filosófica baseada na pretensa superioridade do pensamento masculino e, do outro, a necessidade e a importância da filosofia feminista.

 

Durante as aulas, Ivone explicitou que a filosofia feminista não somente indaga a definição do que seria “ser humano” no dizer dos filósofos ao longo da história, mas, principalmente, revela outras formas de pensar as relações humanas e a relação com a natureza que foram ocultadas historicamente pelo tradição filosófica marcadamente masculina.

 

De acordo com a teóloga, tal tradição filosófica afastava o ato de pensar da materialidade e do corpo. Aos homens: o pensamento e a capacidade da abstração. À`s mulheres: a maternidade, a materialidade da vida e do cotidiano e, logo, a inabilidade de conduzir pensamentos filosóficos. No entanto, defende Ivone, o pensamento e a racionalidade não subsistem ao corpo e a materialidade.

Esse é o início de uma jornada que Ivone Gebara nos convidou a trilhar durante o curso: Pensar a partir do corpo e da cultura. Após quatro dias de intensas reflexões e debates, a plenária lotada de estudantes, pesquisadoras, militantes sociais de diversas organizações, religiosas e religiosos aplaudiram de pé a filósofa e teóloga comprometida com a construção de um novo mundo e defensora intransigente do direito à vida, à liberdade, à autonomia e ao pensamento das mulheres.

 

“Filosofia Feminista: uma brevíssima introdução” - Essas e outras reflexões realizadas durante o curso podem ser encontradas em uma de suas mais recentes obras: “Filosofia Feminista: uma brevíssima introdução”. O livro, lançado no primeiro dia do curso no Recife, apresenta uma introdução das principais reflexões, pensamentos e razões para a elaboração de uma filosofia feminista. 

Renata Albuquerque

(81) 9663.2716