logo teologia nordwste

Tríduo Pascal 2025

Testemunhos do Tríduo

Breve relato

Nos dias 17 (à tarde), 18 e 19 de abril de 2025, tive a graça de participar junto com algumas irmãs e irmãos de caminhada, de um momento de um retiro. Estivemos imersas e imersos em um ambiente rural, um sítio, onde está localizado o Centro de Formação Pe. José Comblin, sob os cuidados do também profeta dos nossos dias, Pe. Herminio Canova.

Aquele espaço favoreceu momentos de comunhão com as pessoas e com a natureza que nos rodeava, nos lembrando que somos filhas e filhos da Mãe Terra.

Na noite da Quinta-feira Santa, no salão da comunidade, prévia e sobriamente ornamentado e preparado com simplicidade, que é um aspecto essencial na liturgia, celebramos a Páscoa da Ceia, onde tivemos o Lavapés e crianças da comunidade representaram os Doze!

Na tarde da Sexta-feira Santa, em frente à Casa do Centro de Formação Pe. José Comblin, embaixo de uma mangueira, celebramos a Páscoa da Cruz.

No sábado pela manhã, das 08h30 às 11h30, fizemos um exercício de Leitura Orante da Palavra com o texto de Lucas 24, 1-12, contamos para isso com a assessoria de Marcelo Gomes de Barros, da Rede Celebra. Foi um momento muito rico de partilha de experiências de vida, de partilha da Palavra e de como tem sido nosso seguimento ao projeto de Jesus. E toda essa vivência foi coroada com a celebração da Páscoa da Ressurreição, na Vigilia Pascal, na noite do Sábado Santo.

Destaco como uma das lições destes dias, percebida em uma das falas do Pe Herminio, quando ele disse que “Maria Madalena foi a primeira a intuir e sentir que Jesus estava vivo no meio deles e posteriormente outras pessoas foram tendo também essa intuição e a boa notícia da Ressurreição foi se espalhando...” Tal afirmação só vem confirmar o protagonismo das mulheres no Caminho e no seguimento de Jesus e que “somos mulheres que proclamam vida”. Destaco também a importância de momentos como esses serem multiplicados com mais pessoas, lembrando que as vivências em grupos e comunidade nos alimentam e nos fortalecem diante da dureza do cotidiano.

Gratidão ao Pe. Hermínio pela sua intuição em nos proporcionar esse Tríduo Pascal e pelo seu cuidado com cada qual de nós e também a Marcelo pela beleza da liturgia.

Glória Maria Carneiro

João Pessoa, 20 de abril de 2025.

 

Estivemos de 17 a 19/5/2025, no Tríduo Pascal na Terra Santa, no Centro de Formação Padre José Comblin em Sobrado PB, foram dias intensos de forte espiritualidade, estar ao lado de pessoas do campo, gente simples, pra mim foi uma experiência única, onde não há hierarquias, onde somos filhas e filhos de um Pai que é Mãe, unidade necessária pra vida em comunidade, agradeço ao Pe Hermínio Canova por ter me permitido acessar esse território sangrado! Já me faço presença no próximo Tríduo ano que vem, que desejo que aconteça, mas reivindico encontros tão frutíferos e potentes como esse ao longo desse ano,

Salene Leite,

Ecofeminista (CEBI PB) e membra fundadora da Fraternidade Santa Dulce dos Pobres ( João Pessoa PB)

__

__

© 2025 Your Company. Designed By JoomShaper