logo teologia nordwste

Luciano Batista de Souza ou Pastor Luciano, como é chamado, é um nordestino de raiz, nascido na Paraíba, filho de uma família de fé cristã, que assim também o educou. Ainda jovem, concluiu seus estudos de Teologia, em São Paulo. Ainda estudante, quando pesquisava na Biblioteca da PUC/SP, em contato com um funcionário daquela Biblioteca, foi perguntado de onde era. Ao responder que era paraibano, foi surpreendido com a informação de que, na Paraíba, residia um dos teólogos de maior referência, na América Latina. Tratava-se do teólogo belga Pe. José Comblin. Em seguida, foi-lhe mostrada uma estante com vários livros de Comblin. E, já então, começa a ler o primeiro de uma série: "Os Sinais dos Tempos".

Impactado com o que lera, tão logo retornou à Paraíba, cuidou de localizar Pe. José Comblin. E daí nasce uma experiência de amizade e de profícuo diálogo, passando a atuar em conjunto, em diferentes momentos, em fecundas experiências comunitárias, em Serra Redonda, em Café do Vento, além de fazer parte do Grupo Kairós. Ao mesmo tempo, com sua família, esposa e filhos, tem atuado no pastoreio de comunidades batistas, em Sousa (PB), em Dois Vizinhos (PR), em Várzea Nova (Santa Rita - PB), estando, há dois anos, residindo com sua família, emTauá - CE, acolhido e colaborando com a Igreja Bethesda.

É graduado em Teologia e é Mestre em Educação Popular, pela UFPB, com Dissertação sobre a pedagogia do Pe. José Comblin.

Algumas das suas obras estão listadas abaixo:

TEOLOGIA (DA LIBERTAÇÃO) E EDUCAÇÃO POPUALR: A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO

Por uma Igreja a serviço do Planeta Terra e da Humanidade: a contribuição de Pe. José Comblin