logo teologia nordwste

KAIRÓS/NÓS TAMBÉM SOMOS IGREJA (NTSI), secção brasileira do International Movement We Are Church (IMWAC), constitui um bem diversificado Grupo de cristãos e cristãs, principalmente do Nordeste do Brasil, que se quer de caráter formativo, informativo e atuante.

 
O Grupo foi iniciado em 1998, em torno de reuniões na casa do teólogo Pe. José Comblin, a quem tem como principal referência em seu processo formativo sócio-eclesial. Com perspectiva ecumênica, o Grupo é animado pela vocação missionária do Seguimento de Jesus a serviço do Reino de Deus.
 
Seus componentes desenvolvem atividades regulares junto a diferentes movimentos e pastorais sociais, comunidades eclesiais e outras organizações de base de nossa sociedade. Tendo em vista os crescentes desafios da atualidade, o grupo realiza encontros semanais, tendo como propósitos:
 
1. discernir, debater e ajudar a enfrentar os velhos e novos desafios, seja no âmbito macro-social, seja ao interno dos caminhos e descaminhos da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs;
 
2. fortalecer e tornar mais afetivos e efetivos nossos laços organizativos, numa dimensão comunitária;
 
3. estudar e refletir sobre livros do teólogo José Comblin, em especial os dedicados à compreensão da missão do Espírito Santo no mundo, na perspectiva da Teologia da Libertação, da qual ele é uma das primeiras referências;
 
4. debater textos de outros teólogos e teólogas, tais como Hans Küng, Carlos Mesters, Ivone Gebara, Jon Sobrino, Leonardo Boff, Eduardo Hoornaert, Jean-Yves Leloup, Hugo Echegaray, etc.;
 
5. intercambiar e refletir sobre relatos de nossas experiências de cidadãos e de cristãos junto às pessoas e às comunidades de distintos espaços de que participamos;
 
6. fazer memória dos acontecimentos, numa perspectiva de mútua ajuda;
 
7. fazer intercâmbio com pessoas e grupos de outros lugares, regiões e países, notadamente com os grupos de cristãs e cristãos empenhados na luta por mudanças libertárias na sociedade e nas igrejas;
 
8. organizar periodicamente seminários, colóquios, fóruns de diálogo com outros sujeitos históricos. Ressalte-se que não é objetivo do Grupo propor nem insinuar uma “igreja paralela”, mas sim, manifestar, na confiança e na liberdade que o Espírito de Jesus inspira, o compromisso com a permanente renovação da Igreja, na perspectiva do Seguimento de Jesus.
 
Da nossa Igreja se quer fazer parte ativa, inclusive nas instâncias de decisão, junto com os demais membros da mesma Igreja. E, estando aberto ao diálogo fraterno com outras Igrejas cristãs e ao diálogo interreligioso, sentem-se todos como membros do mesmo Povo de Deus.

 


 

 

O “GRUPO IGREJA DOS POBRES”. Somos um grupo de Padres da Paraíba que depois do impacto espiritual e afetivo da morte de Pe. José Comblin (Março de 2011), vem se reunindo periodicamente para contribuir a manter viva em nosso meio o legado de Pe. José. Alguns de nós participaram, no passado, dos Cursos de Formação Missionária organizados pelo Padre, outros colaboraram nas aulas das Escolas Missionárias dele.

 

O Grupo Igreja dos Pobres organizou às pressas, já no ano de 2011, uma Semana Teológica em homenagem a Pe. Comblin, que aconteceu na UFPB sob o título –Vida e Obra de Pe. Comblin-. E esse ano de 2012 o Grupo colabora na realização da “2ª Semana Teológica Pe. José Comblin”.

 

O Grupo Igreja dos Pobres ainda se inspira no testemunho de vida do missionário do Nordeste Pe. Antônio Ibiapina, cujo túmulo e centro a ele dedicado encontra-se em Santa Fé (Arara), na Paraíba. Também o Pe. Comblin encontra-se enterrado naquele Centro religioso de Santa Fé.

 

Outra inspiração para o nosso Grupo está sendo o documento, espírito e letra, do “Pacto das Catacumbas”, o pacto da Igreja Serva e Pobre, escrito por um grupo de Bispos conciliares em 1965, em Roma. O Grupo entende contribuir na Paraíba para que a Igreja seja efetivamente dos Pobres, pobre e servidora da humanidade.