José Comblin

José Comblin

Teólogo Acessos: 4713

Graças à força transformadora do legado do Pe. José Comblin (1923-2011), vem mantendo-se firme a organização da Semana Teológica Pe. José Comblin, agora em sua sexta edição. Nas edições precedentes, vários temas foram trabalhados, tais como a obra e o legado deste “profeta da Liberdade”, a missão à luz do Espírito Santo e da Tradição de Jesus, o protagonismo das Juventudes na Igreja e no mundo, os atuais desafios socioambientais, à luz do diálogo implícito entre o Papa Francisco e o Pe. José Comblin.

Como se percebe, buscamos focar, nessas STPJC, os sinais e desafios mais candentes de nossa conjuntura sócio-eclesial. Na sexta edição das STPJC, partimos de mais uma questão tão concreta quanto impactante e atual – a da condição dos/das migrantes (tema a ser coletiva e processualmente construído, ao longo das jornadas comunitárias). Estamos, com efeito, diante do grave e sempre atual desafio das migrações forçadas e do drama dos refugiados. Drama presente um pouco por toda parte, e que continua a nos interpelar, como cidadã(o)s e como cristã(o)s, sob vários aspectos. No Brasil, na América Latina e no Caribe e no mundo, assistimos a uma gigantesca onda de migração, que, no caso do Oriente Médio, da África e da Europa, tem alcançado situações de impasses extraordinários. Não tem sido por acaso a insistência do Papa Francisco em sucessivos alertas e cobranças das autoridades mundiais, a este respeito. Eis por que nos sentimos também convocados a enfrentarmos e tentar superar esse desafio.

E buscamos fazer isto, começando a refletir a condição de migrante de todo o Povo de Deus, através da história. O Povo de Deus, desde a vocação do patriarca Abraão, segue sendo um povo de migrantes, um povo em busca da terra prometida: “Sai da tua terra e vai aonde te mostrarei” (cf. Gn 12, 1). Vocacionados à Liberdade – tema caro e frequente tanto ao Papa Francisco quanto na obra de Pe. José Comblin -, somos constantemente chamados a ser cristã(o)s desinstalados e desinstaladores, sempre em busca e a caminho da Liberdade, da terra prometida. E, enquanto caminheiros a serviço da construção do Reino de Deus e Sua justiça, é tarefa nossa refletirmos sobre nossa condição de migrantes, à procura de condições dignas e fiéis aos valores do Reinado de Deus.

Se somos todos peregrinos, migrantes, esse caminhar há de ser feito com os critérios do Discipulado de Jesus: de igualdade, de justiça, de partilha, de misericórdia, de solidariedade, de liberdade e de paz, na direção da construção de condições de um mundo sem fronteiras, isto é, somos instalados permanentemente a “sair” do nosso comodismo, das nossas falsas seguranças, seja dentro dos templos, das paróquias, em direção às “periferias existenciais”, onde se encontram as ovelhas perdidas, e das quais vai em busca o Bom Pastor (cf. Jo 10). 

 

Livros em PDF

Clicar no titulo para baixar 

A liberdade Cristã

O Espírito no mundo

O Enviado do Pai

A força da palavra

 

Bibliografia

Comblin publicou cerca de 65 livros e mais de 300 artigos, principalmente em português, espanhol e francês.Sua obra abrange vários gêneros, teologias da paz, da cidade, da nação e do nacionalismo e da revolução.

Algumas de suas obras estão listadas abaixo: