Sobre o método da Teologia da Libertação 

Francisco de Aquino Júnior

A problemática fundamental desta obra é o método da Teologia da Libertação. Mas com uma característica muito peculiar: trata-se da análise e do confronto de sua concepção e de seu método em alguns dos teólogos que mais contribuíram para a explicitação de seu estatuto teórico.

Assim, partindo das intuições e do esboço de Gustavo Gutiérrez, o livro explicita e confronta as duas posturas teóricas fundamentais sobre a problemática teoria-práxis, a partir de seus principais representantes: de um lado, Clodovis Boff; de outro, Jon Sobrino e Ignácio Ellacuría.

A densidade e clareza deste trabalho confirmam o que já dissera o teólogo jesuíta Francisco Taborda acerca da tese doutoral do autor: "Nela se manifesta que a Teologia da Libertação não só não está morta, senão que está ainda mais viva, tendo chegado a uma maturidade que ainda não conseguira alcançar nos quarenta anos anteriores.

Ela volta como uma exigência da realidade da fé, com uma força especulativa que dará o que fazer a quem quiser combatê-la".  

 

mais informação